Além de passear por Portugal, aproveitamos para conhecer a realidade vivência pelos idoso, tendo em vista que é o 3º país com maior número de idosos.
Nossa prima Cecilia trabalha em uma Instituição governamental (mantida de Seguridade
Social) que atendem idosos nas seguintes modalidades Centro Dia, são oferecidos atividades e as refeições no ínicio na noite o trasporte levam para seus lares.
Modalidade internato nomeclatura utilizada em Portugal para os idosos que vivem nessa instituição recebendo visitas de seus familiares. Casas de vivências sendo as mesmas organizadas para atenderem as necessidades dos idosos. São casas com um ou dois quartos, sala e cozinha, recebem o acompanhamento da equipe profissional (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, pessoal da limpeza, etc) nas casas residem no máximo dois idosos.
Cozinha da casa de vivência
Dormitórios da casa de vivências
Quarto individual
Frente das casas com dois dormitórios
Casas de Vivências
São considerados idosos pessoas a partir de 65 anos.
A Portugal tem uma Instituição Governamental que vem dando conta de garantir uma estrutura física adequada aos idoso. Suas dificuldades não diferem muito das que vivemos no Brasil, falta de responsabilidade da famílias acerca do idoso, muitos idosos ainda não tem qualquer renda financeira que pudesse lhes dar mais conforto, vivênciam o envelhecimento com muitas doenças, entre muitos outras que são presente também no Brasil.
Os idosos que tem recurso financeiro podem desfrutar desse momento com vários passeios, tomando muito cafés com os amigos conseguindo manter a interação social....
Já os demais vivênciam as calamidades de qualquer país, estados, cidades, bairro, rua...
Vou parar por aqui, pois quem me conhece sabe o quanto sou apaixanoda pelos idosos.
Mas certamente foi dia muito especial para mim, pois pude conhecer a realidade de Portimão- Portugal
E depois de um dia de trabalho...
Hum !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário